Pages

A POLIGAMIA COMO NOVA MANEIRA DE RELAÇÃO


MESMO ESTANDO LONGE DE CONSEGUIR ALCANÇAR UMA EFETIVA REVOLUÇÃO NAS RELAÇÕES, AINDA ASSIM CAMINHAMOS PARA UMA NOVA MANEIRA DE RELAÇÃO: A ACEITAÇÃO NATURAL DA POLIGAMIA. COMO TODOS NÓS SABEMOS, É HISTÓRICO E ESTÁ NA SOCIALIZAÇÃO DOS NOSSOS ANCESTRAIS A FORMA POLIGÂMICA DE TROCAS NÃO APENAS SEXUAL, MAS TAMBÉM AFETIVAS. 

PARA A PSICANALISTA REGINA NAVARRO, ATUALMENTE É POSSÍVEL VER DE FORMA CRESCENTE NOVAS MANEIRAS DE SE RELACIONAR E DE LIDAR COM A CONSTRUÇÃO DE NOVAS FORMAS DE VER A RELAÇÃO AMOR E SEXO. SEGUNDO ELA, NOS VÁRIOS RELATOS QUE SÃO FEITOS POR PESSOAS QUE NÃO DESEJAM TER UMA RELAÇÃO FIXA COM UM ÚNICO PARCEIRO, DOIS FATORES PREDOMINAM E ACABAM POR SEREM COMUNS: A IMPORTÂNCIA QUE DÃO AS RELAÇÕES DE AMIZADES E A LIBERDADE SEXUAL.

COMO ELA MESMA RESSALTA, “O ANSEIO AMOROSO DE TODO SER HUMANO É O DESEJO DE RECUPERAR A SENSAÇÃO DE HARMONIA PERDIDA NO NASCIMENTO, O QUE NA CRIANÇA É INTENSAMENTE DIRIGIDO PARA A MÃE”
QUANDO ADULTOS ENTÃO, AS RELAÇÕES AMOROSAS ACABAM POR FUNCIONAR DE MANEIRA RUIM DEVIDO A MAIORIA REEDITAR INCONSCIENTEMENTE COM O PARCEIRO A RELAÇÃO COM A MÃE - TÍPICA DA INFÂNCIA. NESTE CASO, EXISTE UMA RESISTÊNCIA GERAL EM ADMITIR QUE O AMOR PODE SER VIVIDO DE FORMA INTENSA E PROFUNDA FORA DE UMA RELAÇÃO ENTRE DUAS PESSOAS. SEGUNDO NAVARRO, AS PESSOAS TENDEM A TER REAÇÕES QUE DESQUALIFICAM ESSA IDEIA, CLASSIFICANDO COMO ALGO MENOR E ISSO É O QUE FREQUENTEMENTE SE FAZ COM A AMIZADE. PARA ELA, “OS AMIGOS FORNECEM NÃO APENAS DIVERSÃO E VARIEDADE EM SUAS MULTIFACETADAS ENTRADAS E SAÍDAS DE NOSSAS VIDAS, COMO TAMBÉM SÃO O CAMPO NO QUAL PODEMOS DAR MAIOR EXPRESSÃO ÀQUILO QUE SOMOS COMO INDIVÍDUOS. ALÉM DISSO, OS VELHOS AMIGOS FORNECEM O ESPAÇO EMOCIONAL NO QUAL PODEMOS ERRAR COM A CERTEZA DE QUE AINDA ESTARÃO LÁ PARA NÓS, TAL COMO ESTAREMOS PARA ELES”.


AINDA SEGUNDO A PSICANALISTA, NA NOSSA SOCIEDADE É DIFUNDIDA A IDEIA DE QUE NÃO SE PODE MISTURAR AMIZADE E SEXO, SENDO QUE MUITOS ACREDITAM QUE DESSA FORMA SE PERDE O AMANTE E O AMIGO. ISSO OCORRE DEVIDO A CORRENTE VINCULAÇÃO FALSA ENTRE AMOR ROMÂNTICO E SEXO. COMO ELA MESMO SENTENCIA: “O SEXO COM AMIGOS SÓ VAI SER FRUSTRANTE E PREJUDICA A AMIZADE SE UMA DAS PARTES TIVER ALGUMA EXPECTATIVA ROMÂNTICA QUE A OUTRA NÃO CORRESPONDA”.

COM O FIM DO ANO AÍ, NOVOS PROJETOS, DESEJOS E METAS SÃO PLANEJADOS E POR QUE NÃO REPENSARMOS TAMBÉM NOSSA MANEIRA DE SE RELACIONAR? É CLARO QUE NÃO MUDAREMOS DE UMA HORA PARA OUTRA [DO DIA 31 PARA O DIA 01] O QUE VIVEMOS, MAS COLOCAR A CONVERSA NA MESA ENTRE OS PARES JÁ É UMA BAITA EVOLUÇÃO. COM A CRESCENTE REVOLUÇÃO DA LIBERAÇÃO SEXUAL FEMININA TAMBÉM DEVERÍAMOS PENSAR NA (R)EVOLUÇÃO DAS RELAÇÕES, SABEMOS QUE MUITOS VÃO CONTINUAR NO ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES MONOGÂMICAS, MAS QUE AS OUTRAS ALTERNATIVAS, COMO POR EXEMPLO A POLIGAMIA, POSSAM SER VIVIDAS DE MANEIRA PLENA E RESPEITADAS. 
FELIZ 2013 COM MUITOS AMORES, SEXO E SAFADEZAS!

FONTE: NAVARRO, R. A CAMA NA VARANDA. 6ª ED. RIO DE JANEIRO: BESTSELLER, 2012.




No comments:

Post a Comment